17/07/2008
Preparando Servos Lideres
2 Timóteo 1 – Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, que fui mandado para anunciar a promessa da vida que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus, escrevo a você, Timóteo, meu querido filho na fé. Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Senhor, estejam com você! Todas as vezes que lembro de você nas minhas orações, de dia e de noite, eu agradeço a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como também os meus antepassados serviram. Lembro das suas lágrimas e quero muito ver você outra vez para que eu possa ficar cheio de alegria. Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Lóide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem. Por isso quero que você lembre de conservar vivo o dom de Deus que você recebeu quando coloquei as mãos sobre você. Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes. Portanto, não se envergonhe de dar o seu testemunho a favor do nosso Senhor, nem se envergonhe de mim, que estou na cadeia porque sou servo dele. Pelo contrário, com a força que vem de Deus, esteja pronto para sofrer comigo por amor ao evangelho. Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo. Mas agora ela foi revelada a nós por meio do glorioso aparecimento de Cristo Jesus, o nosso Salvador. Ele acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre. Deus me escolheu como apóstolo e mestre para anunciar o evangelho. É por isso que sofro essas coisas. Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou. Tome como modelo os ensinamentos verdadeiros que eu lhe dei e fique firme na fé e no amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus. Por meio do poder do Espírito Santo, que vive em nós, guarde esse precioso tesouro que foi entregue a você. Você já sabe que todos os irmãos da província da Ásia, inclusive Fígelo e Hermógenes, me abandonaram. Que o Senhor seja bondoso com a família de Onesíforo, pois muitas vezes ele me animou e não teve vergonha de mim por eu estar na cadeia! Pelo contrário, logo que chegou a Roma, ele me procurou até me encontrar. Que o Senhor dê a ele a certeza de que naquele dia ele receberá a sua misericórdia! E você sabe melhor do que eu o quanto ele me ajudou em Éfeso.
PREPARANDO PARA MINISTRAR: Uma das maiores necessidades hoje nas igrejas é uma liderança que ensina a palavra de Deus sem distorções. O povo está com sede da verdade. O povo está com fome da palavra.
Os gigantes do reinado já começaram a ir embora, mas a tarefa à frente é grande para cada um de nós. Estamos na Era do Espírito Santo, onde o Santo não se mistura com o profano, a era da confrontação espiritual. Onde o “auê” acabou e o povo não sabe o que fazer. Por isso, eu orei muito antes de saber o que Deus quer que eu fale. Mas na última hora Deus me disse: “Fala à minha igreja sobre o que é ser líder. O que precisa para ser líder, pois meu povo pena por confundir liderança espiritual com liderança carnal e por isso, as igrejas estão brigando, é irmão contra irmão, liderados brigando com seus líderes e muitos líderes desrespeitando e abusando de seus liderados. Mas depois que tu entregares a minha palavra, haverá arrependimento e eu escolherei o meu povo e ele será um povo separado, consagrado para me louvar de verdade”.
Esta geração é passada, mas maravilhosas coisas estão à frente de nós.
1 Pedro 3:15 – Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm.
Provérbios 24:27 – Não construa a sua casa, nem forme o seu lar até que as suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida.
Precisamos preparar nossas pessoas. Somos comandados na palavra. Precisamos preparar mais do que nunca as pessoas que querem louvar a Deus.
A palavra preparar significa: aprontar, adaptar, treinar. Apronte, faça de uma maneira que adapte. Uma preparação própria, uma preparação com o Espírito Santo, em cooperação com o Espírito Santo. Uma preparação no Espírito. Precisamos procurar que ele vai dar. Cooperação começa quando nós enchemos nossos vasos do Espírito, aí Deus começa a remodelar nossos vasos.
Temos que alimentar nossos vasos com a palavra, aí Deus começa a nos dar substância.
Jeremias 18:1-6 – O SENHOR Deus me disse: - Desça até a casa onde fazem potes de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem. Então eu fui e encontrei o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira. Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria. Aí o SENHOR me disse: - Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.
Quando damos nossa vida ao Senhor, estamos dando nosso barro ao Senhor.
a) Ele faz outro vaso. Cooperação
Isaías 45:9 – Um vaso de barro não briga com quem o fez. O barro não pergunta ao oleiro: "O que é que você está fazendo?", nem diz: "Você não sabe trabalhar."
Não podemos dizer a Deus o que fazer. Ele pega e refaz conforme é bom pra ele. Quando Deus começa a refazer o vaso, não podemos lutar com ele.
2 Timóteo 2:20-21 – Numa casa grande não existem somente vasilhas de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Algumas são para ocasiões especiais, e outras, para todos os dias. Quem se purificar de todos esses erros de que tenho falado será usado para fins especiais porque é dedicado e útil ao seu Mestre e está pronto para fazer tudo o que é bom.
Alguns são usados para honra e outros para desonra, mas se queremos que Deus nos use, precisamos ser utensílios de honra, nos santificar e sermos úteis ao nosso possuidor, estando preparados para toda a obra.
Como Deus prepara um vaso
1- Antes de tudo o barro precisa ser tirado do chão.
2- O barro precisa ser separado daquilo que não é barro. Existe comunhão entre barro e entulho.
3- Aí o barro deve ser lavado – Deus nos lava com sua palavra.
4- O barro agora é socado na água, para ficar leve, para poder ser usado.
5- Agora ele começa a bater no barro. Aqui começam as lutas.
6- Agora ele procura se tem bolhas. Ele começa a esticar, se tiver bolhas Deus não pode usar. As bolhas atrapalham o ministério. As bolhas são as coisinhas que estão sempre fazendo a gente pecar, nos colocando pra baixo, fazendo a gente lembrar de coisas que não devemos.
7- Ele usa um fio bem fininho, para ver se pode colocar o barro na roda dele, naquela roda de fazer o vaso. É aqui que ele percebe se estamos prontos para ser moldados. Muitos de nós queremos ser moldados, mas não queremos ser testados por Deus para ver se estamos prontos para ser moldados. É aqui que Deus coloca suas mãos mesmo na gente.***
8- Ele estica o barro na roda, aí ele tira, começa a alongar e puxar as pontas. A gente pensa que estava preparado antes, mas aí ele começa a puxar a gente outra vez, e testar para ver se não quebramos.
9- Começa a moldar, agora a gente pensa que está pronto. A gente pensa que está pronto. Só agora ele começa a fazer um novo barro.
10- Ele pega esse vaso que foi moldado e deixa na prateleira para secar. Ele faz isso para ver se o barro se torna forte. Aí a gente pensa que Deus nos esqueceu, mas ele só está vendo se a gente se torna forte. Quando Deus nos põe na prateleira, precisamos nos alegrar, porque ele confia na gente. Quando estamos secos. Quando ficamos na prateleira Deus sabe que podemos esperar, então ele nos deixa por último.
11- Ele pega esse vaso e põe no fogo. Deus diz, quando você estiver no fogo, eu estou com você. Pensamos que estamos prontos, mas o fogo queima. Deus nos coloca lá para nos dar perseverança e nós vamos sendo queimados até aprender que o tempo de Deus é diferente do nosso e que nossa impaciência e desejos não são iguais aos de Deus.
12- Finalmente o vaso é colocado em uso, mas tem uma coisa que acontece antes. Quando o vaso é completo, Deus vai ver se este vaso pode ser usado ou não. Este teste leva a vida toda. Como Abraão que depois que Isaac nasceu, ainda assim ele foi testado.
Deus olha por pessoas que ele pode confiar. Deus vai nos testar. Ele vai ver onde posso colocar este vaso, quem vai querer este vaso e o mais importante, este vaso vai ser útil mesmo ou vai ficar guardado no armário, ou quem sabe no canto da casa.
Jesus gastou apenas 34 dias ministrando. O resto do tempo ele deu para os 12 discipulos . Porque Deus sabia que sem uma liderança forte na palavra, eles cairiam. Sem uma boa liderança a gente cai.
Juízes 2:10 – Todas as pessoas daquela geração também morreram e os seus filhos esqueceram o SENHOR e as coisas que ele havia feito pelo povo de Israel.
Porque a liderança de Moisés estava morrendo. Enquanto o líder estava presente, o pessoal estava bem, mas assim que o líder saiu, eles serviram ídolos outra vez.
A presença de liderança do líder faz pessoas servir ao senhor, mas a ausência faz o povo servir ídolos.
Juízes 17:6 – Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que bem queria.
Não tinha Rei em Israel, aí o pessoal fez o que queria. Assim que não tem liderança, o pessoal faz o que quer. O povo precisa de liderança que os encha com maná e, não com coisas banais. O nosso papel de líderes é de iluminar, trazer luz. Você não pode liderar se vive nas trevas. As pessoas vão seguir você enquanto eles virem a luz. Jesus era um líder da luz, por isso o povo o seguia.
Você não pode dar às pessoas aquilo que você não tem. Você não pode levá-los onde você não foi ainda.
Salmo 23 - Deus não iria levar suas ovelhas pro pasto se ele não soubesse que o pasto é verde.
Você não pode alimentar a ovelha de uma comida que você não comeu.
A ovelha precisa de comida. O pastor examinou a água antes. Ele já andou naqueles caminhos.
Os verdadeiros pastores passam óleo de oliva nas suas ovelhas para as moscas não sentarem nelas. Somente com óleo santo o inimigo se afasta da gente. Demônios não podem nos tocar se somos ungidos. Muitos líderes estão passando outro tipo de óleo nas suas ovelhas. Muitos líderes estão passando mel em vez de óleo e as abelhas vêm e sentam nas ovelhas e fazem o que querem. O líder precisa passar óleo santo, para que quando satanás vier, não consiga tocar estas ovelhas.
Mateus 4:21-24 – Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco junto com o pai, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele. Jesus andou por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, anunciando a boa notícia do Reino e curando as enfermidades e as doenças graves do povo. As notícias a respeito dele se espalharam por toda a região da Síria. Por isso o povo levava a Jesus pessoas que sofriam de várias doenças e de todos os tipos de males, isto é, epiléticos, paralíticos e pessoas dominadas por demônios; e ele curava todos.
Deus não confia em nenhum líder que não sabe remendar suas redes.
Deus nos chama, nos coloca no processo do vaso e depois diz que não vai te usar se você não sabe remendar sua rede. Quando Deus nos vê prontos e ajudando outros, ele vai nos enviar.
Isaías 61:1-4 – O SENHOR Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão. Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o SENHOR salvará o seu povo, que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos. Ele me enviou para consolar os que choram, para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza, um perfume de felicidade, em vez de lágrimas, e roupas de festa, em vez de luto. Eles farão o que é direito; serão como árvores que o SENHOR plantou para mostrar a todos a sua glória. Eles reconstruirão casas que haviam caído e cidades que tinham sido arrasadas e que há muitos anos estavam em ruínas.
Agora estamos servindo o mestre. Mas para reparar vidas quebradas precisamos saber o que vamos fazer com elas e não e fazer com que elas nos imitem. Precisamos ajudá-las em seu desenvolvimento. Existem 7 pontos que precisamos desenvolver nos liderados.
1 – Reconhecer as habilidades deles, que Deus deu a eles e deixar que eles saibam e o que eles podem e não que eles não podem. Sempre devemos focalizar no positivo e nunca no negativo da pessoa. Nunca condene a ovelha. Sempre levante a ovelha. Não podemos formar uma liderança falando dos defeitos dela. Precisamos procurar as virtudes e mostrar a elas aquilo de bom que tem dentro delas. Muitos ministérios estão quebrando porque os líderes querem que os liderados façam exatamente as coisas como ele, em vez de observar quem são estas pessoas e direcioná-las de maneira que elas desenvolvam suas qualidades e formem seu caráter, como de Jesus.
2- Os desafiem para desenvolver estas habilidades. Quando focalizamos no positivo, desafiem para usar o que Deus deu a eles não para desenvolver o que Deus a você líder. Por isso que a Dança que vem de uma pessoa e passa para todos copiar não está desafiando as ovelhas, não está fazendo com que elas usem seus talentos. Não está fazendo as pessoas imitarem a Cristo e sim a elas, então isso não pode ser de Deus. Não focalize nos erros. Quando eles precisarem de algo, eles vão dizer e aí você ministra a eles. Todo líder que fica muito aborrecido com seus liderados, geralmente está querendo que a pessoa imite a ele e não a Jesus.
3- Esteja pronto para gastar tempo com eles e ajudá-los em seu crescimento, perceba em que eles são bons, que qualidades eles têm que você não tem, faça acampamento juntos, retiros, nada melhor para conhecer as pessoas do que num acampamento. Ex. os filhos americanos vão acampar todo ano para ali aprender sobre os outros, desenvolver seus talentos e principalmente aprender a dividir as coisas.
4- Encoraje-os nos tempos nos momentos de fraquezas, não diga pra eles pararem só porque erraram. Erros são parte da vida, e como aprendemos, precisamos aprender com nossos erros.
5- Mostre a sua confiança neles, dando a eles oportunidade para desenvolver essa confiança. Coloque-os para fazer tarefas que você faria, mas confie e oriente-os nos bastidores, nunca na frente de ninguém, se possível ajude-o a fazer quase tudo de uma maneira silenciosa. O fato de muitos líderes não fazerem isso, é quase sempre querer mostrar que foi ele quem fez e a insegurança, tanto pessoal como espiritual, de não saber que seu verdadeiro valor estar em Cristo, sua identidade estar firmada em Cristo.
6- Mostre a Visão de Deus dentro deles. Não procure mostrar sua visão, mas a visão bíblica, o que Jesus faria nesta situação.
7- Não desista deles até que eles possam liderar. Incentive, esteja do lado ate que eles estejam fortes para liderar.
Provérbios 23:26 – Como o verniz cobre um pote de barro, as palavras fingidas encobrem um coração mau.
Quem é qualificado para liderar?
A condição do coração é muito importante em Deuteronômio 8:2
Ele testa o coração.
Lembrem como o nosso Deus guiou vocês pelo deserto esses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos ou não a obedecer aos seus mandamentos.
Ele esquadrinha – Jeremias 17:10
Eu, o SENHOR, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz."
Ele sonda os corações – Provérbios 21:2
Deus, que é justo, observa os maus e os faz cair na desgraça.
Muitos são chamados mas poucos escolhidos. Para quem quer ser líder
Infelizmente poucos são chamados. Não devemos ser satisfeitoS apenas em ser chamados. Precisamos procurar ser escolhidos. Leva muito tempo para Deus confiar na gente. Mas mesmo quando ele nos escolhe, ele continua a nos testar para ver se somos fiéis.
Quando ele nos escolhe, Ele nos coloca em 10 testes.
Oração: VAMOS FAZER ESTA ORAÇÃO AGORA.
Pai, não apenas me chame, me escolha também. Espírito Santo me ajude a CUMPRIR ESTE PROPÓSITO e passar neste teste em nome de Jesus e em todo teste do chamado, que Deus me chamar, que eu seja qualificado para o ministério inteiro. Em nome de Jesus, amém.
Quando somos chamados, Deus nos colocara em testes diferentes. Temos 10 testes que Deus nos coloca e precisamos passar para ser verdadeiramente escolhidos para ser líder.
1- Teste do tempo – Para desenvolver minha fé. Porque nos dá a oportunidade para nossa fé crescer. O tempo purifica as atitudes e motivos. Deus todo poderoso tem o direito de dar o tempo que ele quiser, não podemos apressar Deus em fazer os milagres na nossa vida.
Gênesis 16.1-4 – Sarai, a mulher de Abrão, não lhe tinha dado filhos. Ela possuía uma escrava egípcia, que se chamava Agar. Um dia Sarai disse a Abrão: - Já que o SENHOR Deus não me deixa ter filhos, tenha relações com a minha escrava; talvez assim, por meio dela, eu possa ter filhos. Abrão concordou com o plano de Sarai, e assim ela lhe deu Agar para ser sua concubina. Isso aconteceu quando já fazia dez anos que Abrão estava morando em Canaã. Abrão teve relações com Agar, e ela ficou grávida. Quando descobriu que estava grávida, Agar começou a olhar com desprezo para Sarai, a sua dona.
Gênesis 17:1 – Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o SENHOR Deus apareceu a ele e disse: - Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo.
Gênesis 18:10 – Um deles disse: - No ano que vem eu virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara, a sua mulher, terá um filho. Sara estava atrás dele, na entrada da barraca, escutando a conversa.
Abraão não esperou pelo tempo de Deus e com 86 anos ele teve Ismael.
Gênesis 17:1 – Deus mandou Isaac.
Abraão esperou por 25 anos, de 75 até 100 para entender. Será que você precisa esperar 25 anos para aprender que Deus tem em seu tempo?
Por que Deus fez isso para Abraão?
Gênesis 17:18 – Então Abraão disse a Deus o seguinte: - Quem dera que Ismael vivesse abençoado por ti!
Oh Deus não posso esperar, deixa Ismael ser o meu filho.
Deus disse meu compromisso é com Isaac. Nós queremos uma coisa às vezes, queremos colocar as pessoas que queremos no ministério, queremos colocar as pessoas que dançam ou que louvam com músicas, as que queremos, às vezes porque achamos que vai nos ajudar e nos beneficiar, mas Deus diz MEU COMPROMISSO NÃO É COM ESSE. MEU COMPROMISSO É COM ISAAC, O FILHO DA OBEDIÊNCIA. QUANTOS “ISMAÉIS” ESTAMOS CRIANDO NO MINISTÉRIO E DEPOIS ELE VAI TER QUE IR PARA O DESERTO COM AGAR PORQUE NÃO SABEMOS ESPERAR O ISAAC E MUITAS VEZES O ISSAC ESTÁ NA NOSSA FRENTE, FOI ANUNCIADO, O FILHO DA OBEDIENCIA, MAS NÓS QUEREMOS O ISMAEL, O FILHO DA PRESSA, DO PRAZER, DO PECADO, APENAS PARA SATISFAZER NOSSO DESEJO.
Por outro lado, às vezes é sobre nós mesmos.
Muitas vezes dizemos a Deus. Estamos satisfeitos com quem eu sou. Deus diz. Não me fale o que fazer, eu ainda quero que você se santifique mais. Eu ainda quero que você entenda de verdade sua identidade em mim, seu valor em mim que e pra quando alguém implicar com você, colocar você pra baixo, ou insultar você, você diga PAI PERDOA, ELE NÃO SABE O QUE FAZ e não agir com suas próprias mãos. PORQUE MUITAS LIDERAÇAS, MINISTÉRIOS E ATÉ IGREJAS ESTÃO ACABANDO, PORQUE OS LÍDERES E OS LIDERADOS ESTÃO COM IDENTIDADE DISTORCIDAS, NÃO ESTÃO FIRMADOS NA VERTICALIDADE DE CRISTO E QUANDO VÊM AS DISAVENÇAS NOS GRUPOS, NA IGREJA, NA MÚSICA, NA DANÇA, NO TEATRO, NOS LOUVORES, COMEÇAM A BRIGAR COMO PESSOAS DO MUNDO. IRMÃO QUERENDO DERRUBAR IRMÃO, IGUALZINHO COMO NO MUNDO E SATANÁS APROVEITA, PORQUE ELE SABE QUE SATANÁS NÃO EXPULSA SATANÁS. Uma casa divida não expulsa o diabo.
O tempo do teste precisa se completar.
A decisão de Abraão custou muita dor. Até hoje pagamos por sua decisão.
2- Teste da palavra – Esse é vital para desenvolver o caráter de Deus. Deus vai deixar as circunstâncias desenvolverem o que começa a contradizer a palavra de Deus e suas promessas. Experiências que contradizem a promessa de Deus.
Exemplo: José. Ele recebeu uma palavra - Gênesis 37. Ele recebe um sonho do futuro. Ele viu a lua, as estrelas e sol se curvarem. Seu pai interpretou que o sol, a lua e as estrelas eram a família dele. Ele se zanga com José.
Mas agora, as circunstâncias começam a ser desenvolvidas, que contradizem sua promessa.
Salmo 105:17 – Então mandou na frente deles um homem chamado José, que havia sido vendido como escravo.
Quando ele foi jogado no buraco. Quando a mulher de Potifar mentiu a seu respeito. Quando ele foi vendido como escravo.
Aqui está a promessa, mas antes de você chegar lá, vai ter uma serie de coisas que vão ser o contrário do que prometi, para ver se você passa no teste.
Deus, como vou chegar lá se estou na lama? Eu sou um escravo, um prisioneiro desta situação, é impossível eu sair disso. Quando você passar este teste. Verso 19 Deus o ele senhor da casa.
Primeiro teste: Quando ele foi vendido e desprezado por seus irmãos.
Gênesis 37:11 – Os irmãos de José tinham inveja dele, mas o seu pai ficou pensando no caso.
Quantas vezes Deus nos deu uma promessa mas somos desprezados por nossos irmãos e por causa da nossa auto-estima baixa, por causa da nossa imagem mal aprumada, deixamos de acreditar na promessa.
Roubaram seu casaco (Gênesis 37:23). Roubaram seu caráter, sua vestimenta, sua proteção e ele ficou nu, sem saber o que fazer.
Quando ele foi jogado na lama, no buraco (Gênesis 37:24). Ás vezes neste processo somos jogados na lama, no buraco e quando estamos lá, pensamos que Deus é mentiroso. Dizemos é impossível sair daqui, mas Deus diz: eu te dei uma promessa e eu não sou homem para mentir nem filho de homem para me arrepender. ALELUIA!
Quando ele foi vendido 37 v. 27. LEMOS - Em vez de o matarmos, vamos vendê-lo a esses ismaelitas. Afinal de contas ele é nosso irmão, é do nosso sangue. Os irmãos concordaram.
Quando ele foi acusado falsamente 39:14 LEMOS - a mulher chamou os empregados da casa e disse: - Vejam só! Este hebreu, que o meu marido trouxe para casa, está nos insultando. Ele entrou no meu quarto e quis ter relações comigo, mas eu gritei o mais alto que pude.
Quando ele foi colocado na prisão 39:20 LEMOS - Ele agarrou José e o pôs na cadeia onde ficavam os presos do rei. E José ficou ali.
Quando ele foi esquecido por dois anos (Gênesis 40:23).
Às vezes leva anos antes de Deus cumprir sua promessa.
- Quanto tempo ele foi testado?
14 anos.
- Por que Deus nos testa?
As circunstâncias começaram a contradizer a promessa.
Para ver se tenho espírito de SERVO, Caráter de Cristo ou no mundo?
Razões:
Salmo 105:20-21 – Aí o rei do Egito mandou soltá-lo; o rei de muitas nações o pôs em liberdade. Ele o colocou como a mais alta autoridade daquela terra, para governar o país inteiro.
a) Deus desenvolveu caráter.
b) Sabedoria
c) Humildade
Ninguém conhecia José, mas o Rei viu o Espírito de Deus nele. Em um dia ele deixou de ser escravo para se a mão direita do Rei.
Ele fez José ensinar seus anciãos.
3- Teste de Servo – Antes de Deus me escolher, ele quer ver se sei servir. Para desenvolver fidelidade.
Atos 6:1-7 – Algum tempo depois, o número de judeus que se tornaram seguidores de Jesus aumentou muito, e os que tinham sido criados fora da terra de Israel começaram a se queixar dos que tinham sido criados em Israel. A queixa deles era que as viúvas do seu grupo estavam sendo esquecidas na distribuição diária de dinheiro. Então os doze apóstolos reuniram todo o grupo de seguidores e disseram: - Não está certo nós deixarmos de anunciar a palavra de Deus para tratarmos de dinheiro. Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles. Assim nós poderemos continuar usando todo o nosso tempo na oração e no trabalho de anunciar a palavra de Deus. Todos concordaram com a proposta dos apóstolos. Então escolheram Estêvão, um homem cheio de fé e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um não-judeu que antes tinha se convertido ao Judaísmo. Esses homens foram levados aos apóstolos, que oraram e puseram as mãos sobre a cabeça deles. A palavra de Deus continuava a se espalhar. Em Jerusalém o número dos seguidores de Jesus crescia cada vez mais, e era grande o número de sacerdotes judeus que aceitavam a fé cristã.
Uma das coisas que a igreja tinha naquela época era coletar dinheiro para quem tivesse necessidade como as viúvas. Os Gregos disseram: vocês estão nos desprezando. Não está certo a gente dar comida e roupa às viúvas. Escolha no meio de vocês, mas estejam certos que estas pessoas estejam cheias do Espírito Santo e cheios da sabedoria (da palavra) e deixem-nas cuidar desse negócio. E quanto a nós, consagraremos a oração e ao ministério da palavra.
Escolha uma pessoa que sabe aplicar a palavra. Porque para você liderar você precisa saber aplicar a palavra. Não adianta orar o dia inteiro, se você não sabe aplicar a palavra. você não pode liderar, porque a palavra é o alimento do espírito e você não vai alimentar o espírito de Deus nas pessoas se você não sabe dar comida a elas. Estevão serviu e depois liderou.
A palavra de Deus vai sempre aumentar quando temos níveis apropriados de funções na igreja.
Estevão, serviu e depois liderou.
Falando aos liderados agora:
1 Reis 19 – Elias o profeta estava em perigo. Ele viajou com um servo que a gente não sabe o nome e foi para Berseba. Berseba é o mesmo lugar que Abraão encontrou Deus. Ele deixa o servo lá e vai sozinho para o monte Sinai, para receber nova orientação, para ser capturado. Deus estava quase lhe dando a nova instrução no meio do caos de Israel. Deus enviou Eliseu naquele momento, para o orientar e segurar na palavra até o momento que ele subisse.
Deus deu Eliseu para Elias no pior momento da vida dele, quando ele estava em perigo. A razão que Deus dá servos a homens de Deus e para que o homem de Deus, escolhido por Deus, cumpra a missão na terra.
Deus nos escolhe para sermos servos de algum ministério e para que aquele ministro de Deus cumpra o propósito que Deus tem pra ele nesta terra.
Aí talvez Deus unja você com a mesma unção.
Josué serviu Moisés 44 anos antes de Deus deixar o ministério em suas mãos.
Eliseu serviu Elias por anos.
Mas antes de Elias colocar seu manto em Eliseu, ele viu que Eliseu era um homem de oração.
Um homem que não se importa de se sujar para obra ou seja, de trabalhar. Eliseu estava trabalhando com 12 juntas de bois (1 Reis 19:19)
Elias passou por ele. Sabe por que? para ver se Eliseu prestava atenção. Eliseu não parou. Ele continuou no seu serviço no seu serviço ele não correu atrás para pedir que reconhecesse ele.
Ele lançou seu manto sobre Eliseu. Elias colocou seu manto, não o manto de Deus. Eliseu teve dois mantos sobre ele.
1- O manto de Elias
2- O manto que caiu da charrete de Elias. Este ele teve que pegar do chão.
Manto significa – Influencia, personalidade e lugar de trabalho.
Quando Elias colocou seu manto em Eliseu, ele estava dizendo: eu te passo minha influencia, meu modo de ministrar agora aprende se quiseres, por isso ele passou por ele.
Depois em 2 Reis 2:10-11, quando Eliseu diz: eu quero duas vezes mais o que você tem. Elias diz ok: se você me vir indo para cima. Ele não disse se você me ver bonito, ou com sucesso ou dançando lindamente ou coreografando, cantando, atuando lindamente, mas ele disse se você me vir subindo. Ou seja, se você estiver vendo as coisas de cima, porque as charretes eram espirituais, os cavalos eram espirituais. Eliseu não pôde ver nada na montanha até ele orar. Até ele ver as coisas de cima.
Por que Eliseu foi escolhido: Quando você é escolhido?
1- 1 Reis 19:17 – As pessoas que não forem mortas por Hazael serão mortas por Jeú, e todos os que escaparem de Jeú serão mortos por Eliseu.
Ele era um soldado. Ele sabia lutar.
2- Ele sabia como orar.
3- Ele sabia como manter o foco no seu trabalho.
4- Ele sabia como servir um homem de Deus. Quando Elias colocou seu manto nele, ele sabia como judeu, o que Elias estava querendo dizer. Estava dizendo que Eliseu iria servir este ministério. O interessante é que o judeu foi ensinado a não servir a outro judeu. A palavra de Deus diz: Você será cabeça e não calda.
Mas quando Eliseu fez isso ele sabia que Deus iria lhe recompensar por tudo.
Naquela época nações usavam outras nações para lhe servir, para não usar seu povo, não pagavam imposto.
Voltando a Eliseu (1 Reis 19:20 -21). Eliseu deixou tudo para seguir o homem de Deus. Ele não disse: deixa eu pensar, deixe-me perguntar aos meus pais. Nunca um homem de Deus deve escolher alguém que não consegue se decidir. Se eles não podem se decidir, ele está perdido e você vai estar perdido se escolher ele também.
Se você precisa de alguém no seu ministério e ele disser: eu vou orar a respeito, vou pensar, vou decidir entre esta igreja ou outra, entre este ministério ou outro. Deixa ele ir, porque só vai lhe dar trabalho mais tarde. O homem e mulher que vão servir seu ministério, Deus já preparou pra você. Eles vêem na sua direção.
Eliseu correu atrás de Elias. Ele pediu para se despedir de seus pais mas Elias disse, já sabes o que fiz contigo. Então ele quebrou os utensílios que ele trabalhava e coseu as carnes e deu as carnes ao povo para mostrar que ele estava sério sobre seguir o ungidor.
Elias viu um homem de Deus (2Reis 3:11) . Eliseu colocava água nas mãos de Elias.
Ele colocava água nas mãos de Elias para que Elias pudesse lavar suas mãos. Ele era a torneira de Elias. Para que Elias pudesse cumprir seu ministério.
4- O teste de " wilderness" – essa palavra é melhor em inglês, em português a gente fala deserto, mas o que essa palavra wilderness traduz mesmo é " Selva" guerra de selva.
Esse teste é o teste de Deus nos ensinar o caminho do Espírito Santo. Aqui Deus vai colocar pessoas no nosso caminho, para nos perturbar, para nos mandar para o deserto para a gente aprender a viver a espiritualidade de verdade. Nós podemos passar todos os teste, mas esse teste é fundamental para ir adiante com nossa missão. Moisés levou anos e anos para encontrar o “Eu sou”. Quando Moisés entendeu que nada substitui "Eu sou" somente Deus, quando Moisés entendeu que ele não poderia liderar a nação antes de saber liderar ovelha perdida, no deserto, Deus não o usou tremendamente. Precisamos entender que antes de sermos o líder de nação, precisamos cuidar do deserto de nossas ovelhinhas que sofrem as dores todos os dias de estarem perdidas na igreja.
Atos 7:29-30 – Quando Moisés ouviu isso, fugiu do Egito e foi morar na terra de Midiã, e ali nasceram dois filhos dele. - Quarenta anos mais tarde, quando Moisés estava no deserto, perto do monte Sinai, um anjo apareceu a ele, no meio do fogo de um espinheiro que estava queimando.
Não podemos ser líderes maiores, antes de cuidar da dor de nossas ovelhinhas em Midiã.
5- O teste da Paciência - Este teste nos ensina a nos render . Aqui entra o exemplo de Noé. Deus só mandou o dilúvio quando Noé se rendeu totalmente a Deus. Noé pregava por 100 anos que viria o dilúvio e ninguém acreditava, ele dizia: acordem! Deus vai banir esta raça corrupta. Deus quer que você se arrependa, mas o povo insistia em fazer festas e se corromper com as coisas do mundo. Deus tinha mostrado a Noé, só ele viu, porque ele deixou tudo do mundo para escutar a Deus. As pessoas pensavam que ele era louco, as pessoas pensavam que ele era desequilibrado, doente, mas ele dizia, isso não é de Deus, se arrependam e o povo não quis saber, quando veio o dilúvio Deus salvou só a Noé e quem estava no seu barco. Quero dizer a você meu irmão, minha irmã que quando as pessoas começarem a dizer que você é louco, desequilibrado ou maluco porque você está seguindo a palavra de Deus, dê graças a Deus porque Deus está se alegrando de você.
6- O teste da Frustração – Essa é a parte de dúvida que Deus vai nos usar. Aqui Deus está testando nossas prioridades. Somos mesmo fiéis a Deus em nossa missão ou vamos desistir na primeira frustração? porque com certeza vai ser mais de uma. Até Paulo foi frustrado várias vezes.
2 Coríntios 11:17, 25-29 – De fato, o que estou dizendo agora não é o que o Senhor me mandou dizer. Quanto a eu me gabar, estou realmente falando como louco. Três vezes os romanos me bateram com porretes, e uma vez fui apedrejado. Três vezes o navio em que eu estava viajando afundou, e numa dessas vezes passei vinte e quatro horas boiando no mar. Nas muitas viagens que fiz, tenho estado em perigos de inundações e de ladrões; em perigos causados pelos meus patrícios, os judeus, e também pelos não-judeus. Tenho estado no meio de perigos nas cidades, nos desertos e em alto mar; e também em perigos causados por falsos irmãos. Tenho tido trabalhos e canseiras. Muitas vezes tenho ficado sem dormir. Tenho passado fome e sede; têm me faltado casa, comida e roupas. Além dessas e de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação que tenho por todas as igrejas. Quando alguém está fraco, eu também me sinto fraco; e, quando alguém cai em pecado, eu fico muito aflito.
Paulo estava totalmente frustrado, mas em 2 Coríntios 4:17-18 ele fala "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mais excelente, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporárias, e as que não se vêem são eternas”.
Amados quando Deus unge uma pessoa para seu mistério, quando somos escolhidos e passamos no teste não tem ninguém que pode mudar a missão que Deus tem pra nós, a pessoa pode até tentar impedir, mas Deus vai lidar com ele. Deus só quer ver se somos fiéis, ao nosso líder que nos ungiu, Deus só está querendo ver se não estamos querendo ser mais que nosso líder maior. Deus só está testando se somos realmente ELISEU. Deus não esqueceu da gente, ele apenas está nos deixando secar na prateleira nos queimando para resistência.
7- Aí vem o teste do desencorajamento – Esse teste é para nos ajudar a focalizar no chamado que Deus tem pra nós. Todas as vezes que estamos desencorajados, a gente pega a mensagem contrária, mas na realidade que Deus está dizendo: Vai de volta, seja fiel e trabalhe. Focalize no que Deus te deu na primeira vez, no teu primeiro chamado. Deixa tudo pra trás Eliseu, não te iludas com que tu vistes no passado, não te fies no que tu vistes no passado. Seja fiel ao teu mestre. E Eliseu tirou todas as ilusões da cabeça e correu atrás do ungidor.
8 - Teste da guerra – Aqui é o teste que nos ensina a nos tornar forte. O diabo usa nossa fraqueza. Ele vai nos tentar naquilo que somos fracos para ver se caímos. Se somos ambiciosos, ele nos tenta lá, se gostamos de festas, luxos, ele nos tenta lá, se não tratamos nossa família direito, ele nos tenta lá. Se gostamos de elogios, ele nos tenta lá.
Gálatas 5:15-17 – "Mas ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem”.
Deus nos livrou do pecado, mas a carne ainda está conosco. Tudo é vaidade. No filme “O advogado do Diabo”, tem uma cena que o Diabo cobra do marido, quando a mulher está morrendo e o Diabo diz: Sabe o que mais mata o homem? é a vaidade, eu te dei todas as chances de cuidar da tua mulher, quando ela estava doente e o que tu dissestes? não eu vou continuar fazendo do meu jeito porque meu medo é que eu pare de trabalhar. Como quero que ela fique boa, então eu vi que era manhã (agora a mulher se matou numa visão que ele tinha). O diabo então volta pra ele e diz? Foi a tua vaidade que matou tua mulher.
Amados irmãos, por causa da nossa vaidade, na hora da guerra, matamos, a igreja, a missão, a nossa família e principalmente irmãos, às vezes uma família lutou anos numa missão e por causa da nossa vaidade, nós mudamos o rumo da missão, mudamos o plano de Deus e mais tarde, o Diabo vai cobrar e dizer: “ Por causa da tua vaidade é que estais aqui agora”. Esse é o teste da guerra.
9- Teste da visão – O teste da Visão é para nos fortalecer como homens e mulheres de oração.
Neemias 1:1-11 – Esta é a história de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vinte do reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, eu, que me chamo Neemias, estava em Susã, a capital do país. Hanani, um dos meus irmãos, chegou de Judá com um grupo de outros judeus. Então eu pedi notícias da cidade de Jerusalém e dos judeus que haviam voltado do cativeiro na Babilônia. Eles me contaram que aqueles que não tinham morrido e haviam voltado para a província de Judá estavam passando por grandes dificuldades. Contaram também que os estrangeiros que moravam ali por perto os desprezavam. Disseram, finalmente, que as muralhas de Jerusalém ainda estavam caídas e que os portões que haviam sido queimados ainda não tinham sido consertados. Quando ouvi isso, eu me sentei e chorei. Durante alguns dias, eu fiquei chorando e não comi nada. E fiz a Deus esta oração: - Ó SENHOR, Deus do céu, tu és grande, e nós te tememos! Tu és fiel e guardas a tua aliança com aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos. Olha para mim, ó Deus, e ouve as orações que faço dia e noite em favor dos teus servos, o povo de Israel. Eu confesso que nós, o povo de Israel, temos pecado. Os meus antepassados e eu temos pecado. Com os nossos atos, temos pecado contra ti e não temos obedecido aos teus mandamentos. Não temos obedecido às leis que nos deste por meio de Moisés, teu servo. Lembra agora do que disseste a ele: "Se vocês, o povo de Israel, forem infiéis a mim, eu os espalharei entre as outras nações. Mas, se depois disso, vocês voltarem para mim e obedecerem aos meus mandamentos, eu os trarei de volta para o lugar que escolhi para ali ser adorado, mesmo que vocês estejam espalhados pelos fins da terra." - Senhor, estes são teus servos, o teu povo. Tu os livraste do cativeiro com o teu grande poder e com a tua força. Ouve agora a minha oração e as orações de todos os outros teus servos que têm prazer em te adorar. Faze com que eu tenha sucesso hoje e que o rei seja bondoso comigo. Nesse tempo eu estava encarregado de servir vinho ao rei.
Neemias 2:1-6 – O que vou contar aconteceu quatro meses mais tarde, no vigésimo ano do reinado de Artaxerxes. Um dia, quando o rei estava jantando, eu peguei vinho e o servi. O rei nunca me havia visto triste e por isso perguntou: - Por que você está triste? Você não está doente; portanto, deve estar se sentindo infeliz. Então eu fiquei com muito medo e respondi: - Que o rei viva para sempre! Como posso deixar de parecer triste, quando a cidade onde os meus antepassados estão sepultados está em ruínas, e os seus portões estão queimados? O rei perguntou: - O que é que você quer? Eu orei ao Deus do céu e depois disse ao rei: - Se o senhor está contente comigo e quiser atender um pedido meu, deixe que eu vá para a terra de Judá a fim de reconstruir a cidade onde os meus antepassados estão sepultados. Aí o rei, tendo a rainha sentada ao seu lado, concordou com o meu pedido. Ele perguntou quanto tempo eu ficaria fora e quando voltaria. E eu disse.
Ele estava construindo o templo de Deus.
Neemias 4:6-10,16 – Então continuamos a reconstruir as muralhas, e logo elas já estavam na metade da sua altura total porque o povo estava animado para trabalhar. Sambalate e Tobias e os povos da Arábia, Amom e Asdode ficaram muito zangados quando souberam que nós estávamos continuando o trabalho de reconstrução das muralhas de Jerusalém e que as suas brechas já estavam sendo fechadas. Aí se reuniram e combinaram que viriam juntos atacar Jerusalém e provocar confusão. Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos homens para ficarem de vigia contra eles de dia e de noite. O povo de Judá cantava uma canção assim: "Os carregadores já estão cansados, e ainda há muito entulho para carregar. A construção desta muralha quando vamos terminar?". Daí em diante, metade dos homens trabalhava enquanto os outros ficavam de guarda, armados com lanças, escudos, arcos e flechas e armaduras. E as autoridades deram todo o seu apoio às pessoas.
Esse tempo é para fortalecer em oração. As coisas de Deus são simples, nascemos para louvar e adorar a Deus, nosso problema é que esquecemos disso e focalizamos em outras coisas. A visão de Deus é clara e específica, não podemos inventar coisas mirabulosas para conseguir nada, quando a chave é a oração. Precisamos usar o tempo que temos com os irmãos para orar, para aplicar a palavra, não podemos roubar o tempo de Deus para falar de nós mesmo. Muitos pregadores estão deixando de dar a palavra de Deus, porque eles sobem no púlpito e começam a falar de seus ministérios e o que Deus faz com ele, em vez de dizer o que Deus pode fazer com aquele povo para o qual ele está ministrando.
E quando essa visão é clara, temos que fazer como Eliseu, correr, correr para alcançar, como a bíblia manda, Oração, palavra e jejum, mas acima de tudo, servindo, sendo fiel ao nosso líder, à nossa missão maior, senão Deus não vai nos escolher.
10- Teste da promoção – Este é o último teste e aqui é quando Deus nos escolhe ou não. Porque só quem promove é Deus. Não adianta todas as estratégias. Deus é quem escolhe. Este teste é para fortalecer nossa posição. Não podemos promover a nós mesmos, irmãos.
A vaidade de Abimaleque, veja o que aconteceu com ele.
Juízes 8:33 – Depois que Gideão morreu, o povo de Israel abandonou a Deus novamente e adorou os deuses dos cananeus. Eles adotaram Baal-Berite como o seu deus.
Juízes 9:24 – Isso aconteceu para que Abimeleque e os homens de Siquém, que o haviam ajudado a matar os setenta filhos de Gideão, pagassem pelo seu crime.
Juízes 9:50-57 – Depois Abimeleque foi a Tebes, cercou a cidade e a conquistou. Em Tebes havia uma forte torre. Todos os homens e mulheres e os líderes da cidade correram e entraram nela. Fecharam as portas e foram para o terraço. Abimeleque avançou, atacou a torre e chegou até a porta, para pôr fogo nela. Mas uma mulher jogou uma pedra de moinho na cabeça dele e quebrou o seu crânio. Aí ele chamou depressa o moço que carregava as suas armas e disse: - Tire a sua espada e me mate. Não quero que digam que fui morto por uma mulher. Então o rapaz tirou a espada e o matou. Quando os israelitas viram que Abimeleque estava morto, voltaram todos para casa. E assim Deus castigou Abimeleque pelo crime que havia cometido contra o seu pai - o crime de matar os seus setenta irmãos. E, como castigo pela maldade dos homens de Siquém, Deus fez com que eles sofressem. E assim aconteceu o que Jotão, filho de Gideão, tinha dito que ia acontecer quando os amaldiçoou.
Ele quis se exaltar e que os outros o exaltasse. Amados, uma vez escutei um pastor dizendo: Todos querem colher os frutos, mas nem todos querem ser árvore. É muito fácil a gente desfrutar de algo que alguém fez e tomar posse, pensando que é nosso, mas Deus que ver nossa fidelidade. Vamos passar no teste da promoção. Não é o homem quem nos promove, mas é o Deus maior, se formos fiéis aquele que nos ungiu. Vamos ser Eliseu antes de querer ser Elias.
Pergunte hoje. Quem é o Elias de sua igreja? Quem foi que ungiu você? A quem realmente devemos ser fiel? Deus está nos testando para nos promover.
Muitos são chamados, mas em algum teste Deus pode não escolher.
Poucos são escolhidos.
Precisamos ser servos de colocar água nas mãos de nossos irmãos, para eles cumprirem seu s ministério. Precisamos fazer como Jesus, que pegou a água e lavou os pés dos discípulos, para dizer a eles: veja, mesmo eu sendo Deus o todo poderoso, eu posso lavar seus pés, então façam o mesmo com seus irmãos.
Hoje é o dia da reconciliação entre líderes e liderados, entre pastores e ovelhas, entre irmãos vasos que estão nas prateleiras secando, no fogo queimando, entre vasos que foram moldados, mas não encaixam, porque são grandes ou pequenos demais.
O Senhor está dizendo: eu quero colocar você no lugar certo. Eu quero colocar você na casa bonita, cheia de rosas verdadeiras, mas você não saiu do fogo, ainda não tem perseverança.
Eu quero te fazer Elias, mas você não sabe ser Eliseu. Eu quero te dar o lugar de rei e rainha, mas você não mostra sabedoria e humildade.
Vem para mim, deixa eu te moldar de verdade, não da boca pra fora. Se quebre hoje para eu fazer um vaso novo.
Venha à frente, se entregue a mim, se quebre, lave os pés dos liderados, líder, coloque água nas mãos do seu líder ovelha, para ele cumprir o ministério dele.
Esse ministério é dessa igreja, esse ministério é da igreja do senhor, não é nosso, mas dentro da igreja do senhor tem o anjo, tem o pastor, a pastora e esse ministério é deles. Arrependa-se para colocar água nas mãos deles, para que esta igreja possa cumprir seu ministério. Todos os líderes e liderados se quebrem diante do senhor e ele vai mostrar a você em que parte do processo do vaso você está. Chega de imitar o mundo, vamos imitar Jesus que foi e será o maior líder, mas que seu caráter era de SERVO. Meu irmão, minha irmã não queira ser mais um. Seja um lider SERVO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário