14/01/2008

2008 Ano de Crescimento Nas Igrejas

Outro alerta as igrejas

Ola amados
A paz.
Logo logo estarei voltando ao seminário e não terei muito tempo de
escrever.
Então estou mandando esta mensagem hoje para pensarmos neste ano.
Este ano e considerado o ano de crescimento.

Quando se fala em crescimento as pessoas pensam logo em crescimento espiritual não é mesmo?
Porém muita gente se confunde que quando cresce espiritualmente não precisa crescer em outras áreas.
Meu pastor falou uma coisa muito certa. Existem crentes que são convertidos há 10, 15 ou 20 anos e só porque louva bem, adora bem, na presença do Senhor acha que tem maturidade. Porem lá fora ninguém pode pisar no calo dele que ele dá uma resposta do mundo e, age como qualquer pessoa do mundo. Eu vou mais longe ainda. Conheço pastores, líderes de igreja que só porque são líderes acham que já alcançaram maturidade e que cresceram já no Senhor.
Na realidade não crescemos totalmente porque carregamos coisas do passado que não são curadas e levamos para dentro da igreja. E quando chegamos lá as pessoas falam muito do espiritual mas esquecem que crescimento precisa ser em equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Mais abaixo já explico.

Na bíblia diz em Hebreu 5.13 " Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentando na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, tem os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como mal."

Uma das grandes razões do por que muitas pessoas não crescem é exatamente porque ela esquece que crescer é crescer em equilíbrio. Exemplo. Se uma pessoa cresce fisicamente e não estuda, não desenvolve o intelecto está crescendo no físico somente. Pode fazer musculação e ser o maior atleta no corpo, mas não desenvolveu o intelecto. Vamos dizer que essa pessoa se converte e começa a crescer dentro da igreja espiritualmente, Deus não vai usar esta pessoa com toda sua capacidade porque não desenvolveu o intelecto que Deus deu, Ele queria que ela tivesse usado esse intelecto que ele mesmo deu. Então a pessoa ficará sem poder ler a bíblia direito, pois não sabe ler e só vai poder entender o que as pessoas falam para ela. Do jeito das pessoas.

Jesus começou a desenvolver seu intelecto desde criança. A bíblia diz que com doze anos Jesus já lia o Torah. Então Deus pode usar Jesus em todo o potencial de seu intelecto. Vamos dizer o contrário. Que uma pessoa cresceu em Físico, mental e agora se converte e começa crescer dentro da igreja e espiritualmente, mas possui suas emoções como as pessoas que citei antes. Ela não consegue aplicar o Fruto do Espírito, briga com as pessoas, vivem se magoando com tudo e não possui paciência pra nada. Essa pessoa também não cresceu como Deus planejou. Essa pessoa precisa tratar as emoções. Reconhecer que ela precisa e pedir para que o Espírito Santo lhe cure. Porem às vezes sozinha não consegue então ela precisa procurar ajuda de outra pessoa, ou grupo, para ajudado a curar esta emoção.

E assim vai as quatro áreas de crescimento física, mental, emocional e espiritual. Elas precisam estar em equilíbrio. Lembre-se, que Jesus não fez seu ministério até que ele estivesse pronto. Quando Jesus assumiu seu ministério ele estava preparado fisicamente já era homem; mentalmente, conhecia o Torah; emocionalmente, Ele agüentou varias rejeições e tentação; afrontas; e outras coisas. A primeira emoção forte que Jesus enfrentou que a bíblia mostra foi a do diabo tentando ele para comer, Mateus 04:4 . Ele estava com fome 40 dias e 40 noites e o Diabo sabia que ele estava fraco nesta emoção. O diabo sempre vai nos tentar naquela emoção que ele sabe que nós estamos fracos. Se ele sabe que a raiva e a emoção que te abala ele vai tentar para você ficar com raiva de alguém, ou coisas que você se ira. Se ele sabe que rejeição é seu problema ele vai tentar para você se sentir rejeitado. Então se a emoção não foi tratada você não vai agir como Jesus e sim como uma pessoa desequilibrada. Você pode dizer, mas Jesus era Deus. Jesus não foi tentado como Deus. Jesus foi tentado como humano. Na realidade Satanás queria que Jesus não tivesse a parte humana quando ele disse no verso 6 do capitulo 4, Se tu é filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito..... O que satanás queria é que Jesus não agisse como humano e assim destruiria o plano de Deus. Aqui está um grande segredo de controlar as emoções juntamente com a bíblia. Jesus tinha o Torah no intelecto para citar naquela hora e emoções controladas para não ficar com raiva do inimigo e físico de um homem para agüentar a fome fisicamente. Essa imagem de Jesus nós precisamos ter como pessoas maduras.

Impedimentos do Crescimento.
Um dos grandes impedimentos de crescimento é a imagem que a cultura passa. A cultura é toda egocêntrica. A cultura é egocêntrica - Tudo que passa é para mim, eu, comigo, para mim.
A cultura passa que tem que ser agora:
Tudo rapidinho, internet, IPOD celular, porque tudo tem que ser rapidinho. Quando nossa internet não funciona direito a gente fica impaciente, quando uma pessoa não responde em 24 horas ficamos impacientes.
A cultura passa rebeldia:
Nos filmes e programas, mostra-se desrespeito o tempo todo. Filho desrespeitando pais, marido desrespeitando esposas. Maiores desrespeitando menores.
A cultura mostra Falta de disciplina:
Tudo livre, nos filmes e programas, tudo eu posso, a hora que quero, como posso etc.
A cultura mostra falta de alegria:
A maior parte dos programas na TV são dramas tristes, problemas, desgraça. Não mostram muitos programas de se alegrar com a vida e com Deus. E só seguir os TV a cabos e verão o que estou dizendo. Nas TV normais as novelas mostram desgraças, problemas em 80 por cento e quando mostram alegrias mostram coisas errôneas.
A cultura mostra uma vida sem esperança:
Todos os dias os programas mostram que o mundo está cada vez pior. Não falam da esperança em Deus, em Cristo na mesma percentagem que falam de violência e desgraça.

Então com isso tudo vamos lembrar que quando uma pessoa se converte ela traz esse tipo de imagem para dentro da igreja. Então as vezes queremos que a pessoa esqueça tudo isso, ou pensamos que numa noite, ou um ano a pessoa já esqueceu tudo isso.
Estamos nos enganando profundamente. Tapando o sol com a peneira como diz no popular. Então, quando percebemos essa cultura dentro da igreja hoje e não fazemos nada, estamos nos iludindo que os membros estão crescendo. A igreja está estagnada hoje. Parou de crescer, apenas quer crescer em número e cada vez mais esta imitando a cultura do mundo e até conformada muitas vezes. Impedimentos que estão parando a igreja de querer crescer:

1- Ativismo: Vejo o ativismo como o primeiro impedimento. A igreja vive hoje de eventos a eventos e os cristãos estão acostumados com tantos eventos que não sabem o que fazer dentro da igreja quando não tem um evento marcado. Os líderes ficam até doentes quando não sabem como agir se não for focalizado em um evento. Com isso a igreja não tem progresso, apenas realiza eventos.
2- Estagnação: Parou na espiritualidade e só oram achando que Deus vai jogar lá de cima um herói para realizar o ide.
3- Esta agindo erradamente fora da bíblia, mas não tem coragem de mudar para não perder membros. Muitas igrejas estão distorcendo a palavra de Cristo para agradar a membros. Em Gálatas Paulo diz isso aquele povo também: Capitulo 1: 6-12 " Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou a graça de Cristo para outro evangelho. O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transformar o evangelho de Cristo...... Verso 10, Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens... (leia todo o capitulo).
Esse problema acima é um dos piores que está acontecendo em muitas igrejas hoje.
4- Outro impedimento para o crescimento é enganar-se a si mesmo achando que tudo que é pregado por qualquer pessoa é verdade. Ou ouve a palavra mas não coloca em pratica, não mostra o Fruto do Espírito. Tiago 1: 21-23 fala disso . Tiago diz que a pessoa que ouve a palavra mas não pratica é como um varão que contempla seu próprio rosto.
5- Outro impedimento para crescer é a língua. No mesmo capitulo versículo 26 Tiago diz que se alguém é religioso, mas não cuida de sua língua, engana o coração. A religião desse é vã. A igreja está cheia de religiosos que fazem tudo de Deus, mas não cuida de sua língua, principalmente diáconos, presbitérios, apóstolos pastores que usam a língua para matar a mulher, confundindo a bíblia com puro preconceito machista. Porém conheço pastores e líderes que usam bem a bíblia para elevar a mulher.
Uma vez eu fiz uma viagem missionária com meu marido e com um grande evangelista do Brasil, conhecido por muitos em TV, rádios, países etc.... Em uma viagem de uma hora esse missionário só não me matou com suas palavras porque sou uma pessoa preparada emocionalmente e espiritualmente. Ele me desrespeitou na frente de meus alunos, desrespeitou meu marido. Dando-me sermões na frente de todos no carro e ainda queria que eu ficasse calada. Esse mesmo evangelista me mostrou uma falta de paciência muito grande na igreja. Este é um exemplo claro de uma pessoa que cresceu espiritualmente, fisicamente até mentalmente mas não cresceu emocionalmente e por isso não refreia sua língua. A igreja está cheia de pessoas assim que ninguém pode falar nada com ela, mas ela pode fazer tudo, mandar em tudo e dizer tudo em nome de Deus. Ou seja, a igreja de Cristo hoje está cheia de homens e mulheres de Deus que são bebes emocionalmente. Que gritam no púlpito para descarregar suas emoções e acham que é do Espírito Santo. Eu conheço três homens de Deus que ganharam muitas almas e fazem um evangelho sério nos Estados Unidos. Billy Graham, David Wilkerson e o meu pastor atual que não quero citar seu nome ainda. Nunca vi estes homens gritar no púlpito, nunca vi eles darem lição de moral no púlpito, mas vi com toda calma deles, trazerem várias pessoas a Cristo, e fazerem pessoas chorarem arrependida, porque eles usam a palavra pura.

Acorda Igreja.

Este ano foi anunciado por vários pastores nos Estados Unidos como o ano do Crescimento. Não do crescimento de pessoas, mas sim do crescimento da congregação e pastores para que o evangelho alcance as pessoas de verdade e que elas se convertam de verdade e quando se converterem a igreja estará preparada espiritualmente, mentalmente, emocionalmente e fisicamente para que assim a igreja possa mostrar a imagem de Cristo.

Deus abençoe a todos
Shalom
Missionária Ceceu Kingshill.
Texto corrigido por Julie de Paula

Ceu ministrando em New Jersey

Ceu ministrando em New Jersey